Enquadramento da Escola

A Ericeira e a sua área envolvente tem uma ligação histórica e cultural ao mar e ao ambiente.

Desenvolveu-se ao longo dos tempos como uma vila piscatória, e apesar dessa atividade ainda ser significativa nos dias de hoje, o facto de ser detentora de uma das sete reservas mundiais de surf, a Ericeira destaca-se no presente, também, como uma área de eleição mundial para a prática desta modalidade. Promove também o desenvolvimento de um cluster de empresas que desenvolvem a sua atividade em torno da atratividade e projeção mediática que a reserva proporciona.

A poucos quilómetros da Ericeira, temos presente uma importante reserva ambiental rica em biodiversidade e de interesse geológico – falamos da Tapada Nacional de Mafra. Ainda a curta distância (cerca de 25 quilómetros) sita o Parque Natural de Sintra-Cascais com importância nacional sobejamente conhecida.

Numa perspetiva regional a sua localização a norte da Área Metropolitana de Lisboa (AML), confere-lhe uma posição charneira entre o rural e o urbano. Na sua envolvente várias são as cooperativas e empresas ligadas ao sector primário que juntas aproveitam as condições naturais do solo fértil da região e o saber fazer acumulado ao longo dos anos que ajudam a fornecer produtos agroalimentares não só para a AML mas também para todo o território nacional.

É neste enquadramento que surge a Escola Profissional de Ericeira que tem como objetivo formar quadros intermédios que possam suprir e melhorar as necessidades do tecido empresarial local e regional, em áreas ligadas à economia azul conectadas pela sustentabilidade, energias renováveis e pelo mar.